Na coluna desta segunda-feira, deputado Toninho fala sobre a Marcha das Margaridas. Considerada a maior manifestação pelos direitos das mulheres no mundo. Mais de 70 mil pessoas são esperadas em Brasília, que sedia o evento nesta semana.
Apoio à Marcha das Margaridas
Essa semana, Brasília recebe a Marcha das Margaridas. O evento é considerado a maior mobilização de mulheres da América Latina e este ano espera reunir mais de 70 mil pessoas.
A mobilização foi inspirada na líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada em agosto de 1983 por seu trabalho na defesa dos trabalhadores e dos direitos humanos. Há mais de 15 anos, mulheres do campo, das águas e das florestas de todo país, se reúnem para reivindicar políticas públicas e chamar a atenção da sociedade pelos seus direitos.
Apoio a causa, dessas mulheres que lutam pelo fim da violência contra a mulher, por melhores condições de trabalho no campo e pelo empoderamento feminino. É preciso debater a realidade do país. Construir um Brasil soberano, sustentável, mais democrático na cidade e no campo.
Como parlamentar, reitero o compromisso, junto com a nossa Bancada, de lutar pela viabilização da pauta de reinvindicações, já entregues ao Governo Federal e às presidências da Câmara e do Senado.
As reivindicações estão ligadas a temas como soberania alimentar; terra, água e agroecologia; sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns; autonomia econômica, trabalho e renda; educação não sexista, educação sexual e sexualidade; violência; direito à saúde e direitos reprodutivos e democracia, poder e participação.
Espero que outras grandes lideranças sigam o exemplo e se juntem à marcha. Construindo caminhos e somando esforços para romper com todas as formas de discriminação e violência às mulheres.