O deputado Toninho Wandscheer (PT) fez seu primeiro pronunciamento, nesta quarta-feira, dia 02 de março, no plenário da Assembleia Legislativa, em sessão presidida pelo deputado Valdir Rossoni.
O parlamentar agradeceu a Deus, a família, amigos e aos eleitores pelos 53.457 mil votos obtidos no último pleito e disse que vai trabalhar com seriedade na Assembleia visando fortalecer as regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, além de Foz do Iguaçu.
Em seu discurso, disse que a sua história política, começou dentro de sua família, com o filho, o ex-deputado Alisson Wandscheer.
“Foi ele quem iniciou nossa família na política. Ele abriu mão da sua candidatura, ele foi suplente. Esteve aqui com meus companheiros e foi a pessoa que coordenou toda a minha campanha e é quem dá oportunidade hoje de agradecer os 53 mil 457 eleitores do Paraná. Principalmente eleitores da Região Metropolitana e de Fazenda Rio Grande, onde fizemos 43% dos votos”.
No seu pronunciamento, Toninho chamou a atenção da Casa de Leis, sobre o veto nº 046/08 que incluía o município de Piên entre os da região metropolitana. O veto foi mantido pelos deputados que estiveram presentes na sessão do dia 01 de março (30 sim x 07 não). O deputado disse que por esse motivo, o município de Piên deixa de ter o mesmo atendimento que os outros municípios da RMC. Além disso, o deputado destacou que as cidade de Rio Negro e Campo do Tenente também sofrem por não fazer parte da região metropolitana.
O deputado disse ainda que fará um mandato com destaque especial ao município de Fazenda Rio Grande.
Toninho agradeceu aos colegas deputados pela indicação na Comissão dos Assuntos Metropolitanos que está presidindo e novamente destacou as causas que irá defender na ALEP, como a luta pela duplicação da rodovia BR-116.
“Quando se faz uma obra não é porque se quer ver uma BR bonita. É para dar mehor condição para que o trabalhador que mora longe venha trabalhar mais rapidamente”
E também comentou no Plenário o trabalho que quer fazer junto aos municípios da região metropolitana, para desafogar os serviços públicos em Curitiba.
“Temos uma cidade que se chama Curitiba, que é o núcleo da região metropolitana. Uma cidade que é pressionada a atender os serviços públicos de toda região metropolitana, principalmente na área da saúde, aonde vem todo mundo até de Rio Negro, lá do interior do Paraná. A nossa sugestão é aquela que já tínhamos no passado quando prefeito. É olhar para a nossa região e saber que temos algumas cidades polos que podem receber os serviços públicos das cidades mais próximas e ser um anteparo à Curitiba, melhorando a vida dos curitibanos. Não estamos aqui culpando os curitibanos, queremos ajudar Curitiba a resolver seus problemas”.
Toninho foi aparteado pelos colegas Hermas Brandão Jr, Cleiton Kielse, Osmar Bertoldi, cantora Mara Lima e Professor Lemos. Todos enalteceram a importância de ter um representante da região metropolitana na Assembleia.
“Tenho certeza que juntos vamos fazer um bom trabalho na Assembleia e propor a este Governo ações que venham melhorar as condições de vida do povo paranaense”.
No final do pequeno expediente, o deputado chamou atenção para a PEC da Sanepar, um novo projeto da ALEP e sugeriu que o governador Beto Richa, olhe com atenção os funcionários da Comec, do Governo do Estado, para que o órgão volte a trabalhar dentro de uma estrutura capaz de dar aos municípios a condição de poderem se articular e de se planejar.
“Quero dizer aos eleitores que confiaram em mim, que nós estaremos aqui para defender o interesse do nosso querido povo paranaense, independente se somos hoje oposição. Governo sem oposição não governa. Nós estamos aqui para ajudar a governar, contrapondo aquilo que nós entendermos que não for correto. Muito obrigado”.