Deputado pretende criar seminários e
audiências públicas envolvendo toda a sociedade
para discutir sobre as prioridades da região metropolitana
audiências públicas envolvendo toda a sociedade
para discutir sobre as prioridades da região metropolitana
A Comissão de Assuntos Metropolitanos, presidida pelo deputado Toninho Wandscheer (PT) realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (21), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em Curitiba. O deputado Gilberto Ribeiro (PSB) e a deputada Mara Lima (PSDB), que integram a comissão, participaram do encontro e tomaram conhecimento do plano de trabalho.
O presidente da Comissão explicou que pretende criar seminários e audiências públicas envolvendo todos municípios da região metropolitana. “Vamos fazer um trabalho nesses dois anos de planejamento, discutindo com a sociedade as prioridades da região metropolitana, promovendo ações de integração junto aos prefeitos, melhorando desta forma a qualidade de vida do cidadão paranaense”, disse Toninho.
É hora de pensar num governo futuro. “Acredito que nada se faz sem um planejamento. Queremos com nosso trabalho anteciparmos um governo futuro, dando prioridade às famílias nesse processo. Nosso compromisso é com o cidadão”, concluiu.
Temas
A Comissão dividiu o plano de trabalho em seis temas – regulamentação do uso do solo; mobilidade urbana; pólos produtivos e geração de empregos; gestão de bacias hidrográficas, gestão de resíduos urbanos e gestão metropolitana de saúde.
Presente no encontro, a deputada Mara Lima elogiou o trabalho do deputado Toninho que trata com bastante seriedade e conhecimento as questões da região metropolitana. “Quero parabenizar o presidente pelo desejo que tem no coração em realmente mudar a situação da nossa região metropolitana”, disse a deputada.
Mara Lima também afirmou que a região metropolitana precisa ter vida própria e citou alguns problemas que se estendem há muito anos e ainda não foram solucionados, como a falta de vagas nas escolas de Piraquara e as obras de uma trincheira na região de Pinhais. “Tenho certeza que essa Comissão vai nos conduzir e nos orientar a fazer o melhor para nossa região”, disse a deputado.
Linhão Metropolitano
De todos os problemas que envolvem a região metropolitana, para o deputado Gilberto Ribeiro o transporte é um dos mais graves que a população enfrenta. Ele sugeriu à Comissão a criação do Linhão Metropolitano – um projeto que pretende desafogar o trânsito no centro de Curitiba.
“Os passageiros de Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, por exemplo, passariam a embarcar e desembarcar nos terminais próximos à Capital. De lá seguiriam seu destino. Ou seja, os ônibus da região metropolitana não precisariam circular no centro da cidade, evitando com isso um caos no trânsito nos horários de pico”, explicou Ribeiro, frisando que a ideia deverá ser debatida entre os membros da Comissão.
Wandscheer achou a primeira reunião produtiva e disse que é dessa forma, juntando a experiência de cada um, que poderá haver resultados positivos para a região metropolitana.
Comissão
Integram a comissão os deputados Osmar Bertoldi (DEM), Antonio Anibelli Neto (PMDB), Eduardo Cheida (PMDB), Mara Lima (PSDB), Gilberto Ribeiro (PSB) e Raska Rodrigues (PV).
PAC da COPA
Um novo encontro promovido pela Comissão está marcado para o dia 30 de março, em Fazenda Rio Grande. Haverá palestra com o diretor presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Gil Fernando Bueno Polidoro, sobre os programas e investimentos em mobilidade constantes do PAC da COPA para a região metropolitana.