Fazenda até no nome
A relação entre o deputado estadual Antonio Wandscheer e o município de Fazenda Rio Grande é antiga. E de tão próximos, não tem como conversar sobre um, sem citar o outro. O próprio apelido “Toninho da Fazenda”, indica o quanto os dois estão intimamente ligados. Antonio Wandscheer quando chegou aqui era conhecido como Toninho da AW, após alguns anos, devido seu trabalho e sua dedicação em defesa dos interesses do Cidadão e da Cidade de Fazenda Rio Grande passou a ser conhecido como o “Toninho da Fazenda”.
E desta forma, fez milhares de amigos, viu o município crescer e contribuiu diretamente, em dois mandatos como prefeito, para o desenvolvimento da cidade que completa 22 anos em plena transformação.
“Eu adoro Fazenda Rio Grande. Tem gente que fala que moro em Curitiba, mas não, moro e gosto de morar em Fazenda Rio Grande. Aqui cheguei em 1979, ainda quando Fazenda Rio Grande era distrito de Mandirituba, e como tantos outros que escolheram esta cidade, eu também a escolhi para viver, com minha família.Por onde quer que eu vá, sou conhecido como Toninho da Fazenda, e as perguntas são sempre sobre o crescimento desta jovem cidade, e sempre digo a todos que esta é a cidade construída por trabalhadores que vieram em busca da realização dos seus sonhos. Fazenda Rio Grande cresceu e hoje nos representantes desta cidade devemos tratá-la com muito carinho, pensando no seu futuro para que as famílias continuem tendo orgulho de dizer sou Fazendense e gosto de morar aqui.”comentou o ex-prefeito e agora deputado estadual.
Essa identificação do deputado com a cidade foi construída ao longo dos anos.
E em mais de 30 anos, Toninho viu a população crescer, os primeiros comércios serem abertos, as primeiras casas serem construídas. “Me lembro que tinhamos um slogan que dizia: “Arrume o seu cantinho e vamos juntos construir nosso sonho”. Fazenda recebeu muitas famílias que aqui tinham um sonho de ter um cantinho para morar. Uma cidade que recebe todos de braços abertos”, diz, saudoso.
Toninho fez muito mais que ser um espectador de um município que se desenvolvia ano a ano. Compartilhando um ideal coletivo de construção de uma cidade em que todos gostassem de morar, Toninho começou a projetar o desenvolvimento de Fazenda Rio Grande e em 2000 com o apoio da população chegou até a Prefeitura e lá trabalhou para transformar um município que tinha apenas 10 anos de vida.
“Quem morava em Fazenda em 2001 sabe da precariedade da infra-estrutura existente no município, não tínhamos Unidade de saúde, não tínhamos o Pronto Atendimento, não tínhamos o Hospital, além da falta de salas de aula, as que existiam estavam destruídas, asfalto nas Ruas nem pensar, as indústrias aqui instaladas sofriam com a falta de infra-estrutura e o pior a arrecadação do município era de apenas dezessete milhões por ano, e a população já beirava os setenta mil habitantes, um grande desafio que só poderia ser superado com a participação de cada cidadão, e foi assim, juntosconseguimos mudar a realidade. Construímos um plano de trabalho, que em 10 anos resultou no crescimento e desenvolvimento que temmos hoje. Dos 17 milhões anuais hoje passamos a arrecadar mais de 100 milhões”, recorda o deputado.
E a medida que o trabalho era desenvolvido na administração, muitos sonhos eram compartilhados. Toda a infra-estrutura criada com asfalto, novos acessos, novas escolas, unidades de saúde e o crescimento do comércio mudaram o cenário do município, antes visto tão somente como um distrito de Mandirituba. Veio a duplicação do trecho urbano da BR-116 e um trabalho de atração de indústrias para a formação do Parque Industrial. “Foram situações que facilitaram o crescimento da cidade e proporcionaram neste momento o evento do desenvolvimento. Vale ressaltar as empresas pioneiras que acreditaram na cidade, pois tiveram que superar problemas como a falta de energia, a pavimentação que não tinha e conseguimos posteriormente o acesso alternativo até Curitiba pela continuação da Av.Brasil. Melhorou bastante e agora, o futuro, será que estão pensando nisso?”, questionou Toninho.
“Temos que pensar dez anos na frente”, alerta Toninho da Fazenda
O futuro de Fazenda Rio Grande é promissor. Porém, o deputado estadual Toninho Wandscheer alerta que a cidade tem que ser cuidadosamente administrada e projetada para o crescimento que é irreversível. “Fazenda é uma pedra que temos para lapidar e transformar na jóia que todos queremos. Por isso, temos que pensar na cidade no hoje, mas especialmente para 10, 20 anos. Assim como vieram empresas como a Mate Leão e agora a Sumitomo, novas empresas e moradores novos também irão vir pra cá e a cidade tem que estar preparada para esse crescimento. Temos que ter mais atenção com a nossa cidade”.
Entre os projetos que o deputado tenta viabilizar para a cidade é uma passagem subterrâneo para pedestres que interligaria os dois lados da BR-116. Partindo do novo terminal de ônibus, seria uma galeria comercial, aberta 24hrs. “Como fosse a nossa Rua 24 horas. Além de trazer segurança para pedestres, interligaríamos a nossa ciade”, disse Toninho.
fonte: Jornal A Semana