O deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR) participou de mesa redonda, promovida pela Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine) na última quarta-feira (11) em Brasília. Na pauta, foram discutidos temas como energia solar, mercado livre, licença prévia para linhas de transmissão, geração distribuída e aquisição de terras rurais por empresas com capital estrangeiro.
Energia no Brasil
O Ambiente de Contratação Livre no Brasil é composto por Consumidores Livres (demanda superior a 3 MW) e Consumidores Especiais (demanda superior a 0,5 MW de energia de fontes incentivadas).
Este cenário está desalinhado com a tendência mundial. Em grande parte da Europa, desde 2007 a totalidade de consumidores de energia podem escolher seu fornecedor. Hoje apenas 32% (19.000 MW médios) do mercado brasileiro possui a liberdade de escolher o seu provedor de energia.
De acordo com a Apine, a aprovação do Projeto de Lei do Senado (239/2014), que prevê a livre comercialização de energia elétrica por consumidores elegíveis, o mercado tem a possibilidade de atingir algo em torno de 6% do consumo total, aproximando, deste modo, o Brasil do cenário internacional.
PROS Energia Livre
Com o sistema de energia livre e menos impostos, os americanos do Texas pagam o equivalente a metade do preço da conta de luz dos brasileiros. O programa “Power to Choose” proporciona mais poder de escolha, melhor qualidade do serviço e preços menores para os consumidores. É isso que o PROS quer para o Brasil: energia livre e preço baixo.