Lideranças e sindicalistas ligados ao Sindicato dos Petroleiros do Paraná (Sindipetro/PR), à Repar (Araucária) e à Unidade de Industrialização do Xisto (Petrobras SIX) de São Mateus do Sul, Rafael Palenske, Roni Barbosa, Alexandro Jorge e Antonio Silva, se reuniram com o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros) nesta segunda-feira (20), em Curitiba.
Na ocasião, eles solicitaram apoio do parlamentar em defesa da não-privatização da Petrobras. Como exemplo dos prejuízos que o Paraná pode sofrer com a venda da Refinaria, os sindicalistas fizeram uma explanação ao deputado Toninho do que pode acontecer com o município de São Mateus do Sul. Lá, a unidade opera sobre uma das maiores reservas de xisto do mundo e representa grande geração de empregos na cidade, além de ser fundamental na arrecadação de impostos para o município.
Acompanharam a agenda o coordenador da região, Walter Przywitowski e o vereador de São Mateus do Sul, Omar Picheth. Vale lembrar que a vereadora Fernanda Sardanha não pode estar presente na reunião, mas também apoia a luta dos sindicalistas.
Bancada Paranaense
Toninho informou que levará o assunto para ser discutido junto com a Bancada Paranaense, a qual ele coordena em Brasília. No ano de 2016, o deputado já havia lutado junto com a Bancada, para que a Usina de Xisto de São Mateus do Sul não fosse fechada.