A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), o PL 1818/2019, de autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros), que confere ao município de Cruz Machado, o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada.
O projeto tem como principal objetivo, valorizar a cadeia produtiva na cidade, que gera emprego e renda para milhares de pessoas. “A erva-mate sombreada é parte essencial, não só da economia do município, mas também da cultura e da identidade de seu povo”, comentou Wandscheer.
Hoje, Cruz Machado conta com mais de dez indústrias do ramo ervateiro. “O hábito de saborear um bom chimarrão reúne pessoas das mais diversas idades nas praças da cidade. A cidade merece essa homenagem. Um povo que reconhece a importância da natureza e da tradição”, concluiu o deputado.
A CCJ acompanhou o parecer do relator, deputado Felipe Francischini (PSL), pela constitucionalidade e juridicidade da matéria. O texto já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Cultura. A proposta segue agora para o Senado.