Assembleia discute impactos da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Curitiba

Os impactos da Copa do Mundo de 2014 na Região Metropolitana de Curitiba foram tema de discussão na manhã desta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa. A capital paranaense será uma das 12 sedes do evento esportivo e motivou, portanto, uma audiência pública por parte do presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, deputado Toninho Wandscheer (PT).

O evento contou com a participação de 13 cidades da RMC e a presença do secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, que apresentou os projetos e investimentos do Governo do Estado, em parceria com o governo federal e a Prefeitura Municipal de Curitiba, para a competição, e que vão beneficiar a Região Metropolitana, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

De acordo com o secretário, a mobilidade urbana, com obras no eixo viário que integra Curitiba e os municípios da RMC, está entre os benefícios. Por consequência, a Copa do Mundo vai movimentar a economia, gerar empregos e incentivar o turismo.

“É importante este debate com a Assembleia Legislativa. Existem três pontos fundamentais nestes investimentos da Copa, assumidos pelo governo, que são transparência, integração e o legado, ou seja, o que vai ficar como resultado permanente das obras, como benefícios que não vão embora quando o evento acabar. E os municípios serão beneficiados, porque hoje falamos na Grande Curitiba, que envolve a Região Metropolitana”, disse.

Benefícios
Mario Celso citou alguns benefícios que a Copa 2014 deixará aos paranaenses. Em primeiro lugar ele cita o fortalecimento do orgulho cívico e o patriotismo. Destacou também que o evento vai marcar uma geração e a história de um povo. “O Mundial vai gerar muitos empregos e aumentar o fluxo do turista em todo Paraná. Trará  visibilidade internacional e uma janela enorme de oportunidades, sem falar no aperfeiçoamento da infraestrutura do Paraná”, disse.

Desafios
“Muitas cidades serão beneficiadas com a Copa do Mundo 2014. O Mundial vai contribuir para que o Paraná avance ainda mais e desenvolva nossa região metropolitana. Esse evento contribuirá para a geração de renda, empregos e investimentos, além de impulsionar o potencial turístico na grande RMC”, disse o deputado Toninho Wandscheer.

Para Toninho,  a Copa do Mundo  não vai resolver os problemas do país, mas antecipa importantes obras em Curitiba e Grande Região Metropolitana, como é o caso do metrô, que veio também em função da projeção do evento em Curitiba. “Tenho certeza que o nosso Estado está preparado para o Mundial que irá deixar um legado importante para todos nós”.

O deputado também falou sobre a evolução política do Estado. Segundo ele, hoje o que está em primeiro lugar é o interesse do paranaense, independente de questões partidárias.  “Juntos somos mais.  É muito importante para o Paraná contar com forças políticas no governo federal, estadual e municipal.  Através dessa parceria, teremos capacidade de ser a melhor sede do Mundial no Brasil.

Um dos grandes desafios na visão do deputado Toninho, será o interesse e a participação da RMC neste evento. “Os municípios precisam se mobilizar, apresentar ideias, contribuir com a construção deste importante projeto para o Paraná e para o Brasil. Ainda dá tempo de participar. Creio que esse será o grande desafio da RMC. Mostrar que podemos fazer uma grande Copa”, finalizou o deputado.

Presença
A audiência contou ainda com a presença do relator da Comissão da Copa na Câmara Municipal de Curitiba, Juliano Borghetti (PP), da presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Ana Miranda, do diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Almir Setim, da engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Suzana Lins da Costa, e da coordenadora do curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Raquel Panke Apolo, além de lideranças e moradores de diversos municípios da Região Metropolitana.

 

 

texto: Rodrigo Rossi e Katia Huttner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *