Bancada Federal apoia vacina da UFPR contra a Covid-19: “100 % paranaense”

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou a vacina contra a Covid-19 – para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Cesar Pontes. A reunião híbrida, foi realizada nesta terça-feira (25) e foi articulada pela Bancada Federal Paranaense, coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer.

Na ocasião, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca e os professores Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves participaram de maneira remota e apresentaram detalhes da vacina para toda a equipe da pasta.

A vacina que está em desenvolvimento na universidade, se encontra na fase pré-clínica, ou seja, está sendo testada em animais. O imunizante tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional, ou seja, pode ser recombinado para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue.

O reitor lembrou que a vacina deverá finalizar a fase pré-clínica em um prazo de seis meses, quando vai precisar de recursos financeiros para realizar os testes clínicos, em seres humanos.

“Foi uma reunião positiva. A Bancada está unida mais uma vez em torno deste importante projeto para o nosso Estado e o país. A intenção é articular uma emenda impositiva para o financiamento da vacina, destinando orçamento do Ministério para a UFPR avançar rápido na pesquisa e ajudar na imunização dos brasileiros. Apoiamos 100% a vacina paranaense”, disse Wandscheer.

Segundo o coordenador, o colegiado vai trabalhar para que a emenda seja recebida ainda este ano e inserida no Orçamento de 2022.

Também participaram do encontro os deputados federais do Paraná, Vermelho, Diego Garcia, Gustavo Fruet, Luizão Goulart, Ricardo Barros e as deputadas Leandre Dal Ponte, Aline Sleutjes e Luisa Canziani.

 

 

UFPR com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *