Bancada Paranaense manifesta apoio à UFPR e Institutos Federais

A Bancada Paranaense Federal se reuniu nesta segunda-feira (13) com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e diretores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para discutir os cortes de recursos na universidade e nos institutos federais. Coordenada pelo deputado federal Toninho Wandscheer, a Bancada manifestou apoio à universidade.

“A Bancada se colocou a favor da UFPR, a favor da Educação, dos nossos institutos federais. Vamos debater junto ao Governo e discutir uma forma de reverter o bloqueio, para que não haja esse corte e esse recurso seja liberado. Não se pode prejudicar a Educação do nosso jovem, que precisa estudar e se formar pra que lá no futuro ele tenha emprego e trabalho. Seguimos unidos a favor do nosso Estado mais uma vez”, disse Wandscheer.

Para o reitor da UFPR, o corte de 30% inviabilizará o funcionamento da instituição, já no segundo semestre. Nos institutos federais esse corte será ainda maior. Quase 100 mil alunos devem ser prejudicados em todo Estado.

“Uma perda de R$ 50 milhões no orçamento da UFPR. Nossa preocupação é igual à preocupação de todas as universidades brasileiras, assim como os institutos federais do país. A gente vai ser inviabilizado no próprio orçamento, em todas as áreas, em todos os campis, a partir do segundo semestre, no Brasil inteiro”, afirmou Ricardo Fonseca.

O reitor agradeceu o apoio da Bancada e disse que essa soma de esforços e apoio de toda sociedade pode mudar essa situação no país. “Essa conjunção de forças da sociedade e dos políticos paranaenses é aquilo que nós necessitamos nesse momento para sensibilizar o Governo Federal da catástrofe que será a manutenção desse corte”, concluiu.

Prioridades
O encontro contou ainda com a presença dos três senadores do Paraná, Oriovisto Guimarães, Alvaro Dias e Flavio Arns, que puderam colocar sua opinião, demonstrando que a Educação seria o último passo para cortar despesas. “Educação e saúde são primordiais para o nosso povo brasileiro”, finalizou o coordenador da Bancada.

Também estiveram presentes os deputados federais Rubens Bueno, José Carlos Schiavinato, Gustavo Fruet, Luciano Ducci, Sérgio de Souza, Luizão Goulart, Reinhold Stephanes Jr., Aliel Machado, Chico da Pricesa e Leandre Dal Ponte.

Em Tempo
O deputado federal Toninho Wandscheer já havia emitido na última sexta-feira (10), nota em apoio à Educação, através do Pros, partido que o parlamentar representa.

Acompanhe vídeo do encontro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *