Dengue é tema da primeira reunião da Comissão da Saúde

Cinco municípios do PR representam juntos mais
de 80% dos casos de dengue no Paraná
 
 
O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) participou no dia 21 de março, da primeira reunião da Comissão da Saúde, da qual ele é membro. O encontro que discutiu o problema da dengue no Paraná, foi realizado na Sala de Comissões, da Assembleia Legislativa, em Curitiba.
 
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Comissão, deputado Dr. Batista (PMN) que contou com a presença dos deputados Adelino Ribeiro (PSL), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marla Tureck (PSC) e Gilberto Martin (PMDB) que também integram a Comissão.
 
Na reunião foram debatidos os problemas da Dengue em cinco cidades do Paraná que possuem os maiores casos da doença. São elas, Londrina, que atualmente registra 2.085 casos confirmados, Maringá com 34 casos e as cidades de Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Jacarezinho, que também apresentam dados alarmantes, porém não compareceram na reunião. Juntas, as cinco cidades representam mais de 80% dos casos de dengue no Paraná.
 
Propostas
O deputado acompanhou todo levantamento feito no município de Londrina pela secretária de Saúde, Ana Olympia Marcondes Dornelles e a diretora de Epidemiologia, Sandra Regina Caldeira Melo. E os dados de Maringá pela diretora de Vigilância em Saúde, Rosangela Surita.
 
Na ocasião, Toninho citou algumas propostas para diminuir os casos da Dengue nessas localidades, como a cobrança na aplicação do Código Sanitário, a criação do plano municipal de saúde e a realização de concurso público para contratação de agentes epidemiológicos.
 
“A saúde pública é a grande dificuldade dos gestores públicos. O Estado precisa intervir de uma forma mais efetiva, dando condições para que os municípios cumpram suas metas. É preciso que haja uma maior fiscalização dos recursos destinados ao combate da doença, por parte do Poder Público”, disse o deputado.
 
Durante o encontro, outros membros da Comissão também sugeriram novas ideias e ações preventivas para combater a doença no Paraná. De acordo com a Comissão, hoje, a população é bem informada, mas não faz a prevenção necessária.
 
Em tempo
Como os municípios de Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Cornélio Procópio não compareceram na reunião, a Comissão deverá marcar um novo encontro, convocando os prefeitos e secretários dessas cidades. O convite também será feito ao secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *