O Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande ficou pequeno ontem, dia 23 de março, com o lançamento do projeto Biodiversidade A vida em Ação. Realizado pela Unibio (Universidade de Proteção à Biodiversidade) e Icoá (Instituto Coletivo das Águas), o evento discutiu as novas tendências socioambientais da Bacia do Altíssimo Iguaçu, com destaque para os rios de Fazenda Rio Grande e Mandirituba.
De acordo com o presidente da Unibio, Rodrigo Berté o projeto já está na sua segunda fase. “Os primeiros trabalhos foram iniciados no ano de 2004, com o apoio da Prefeitura de Fazenda Rio Grande. Agora, em 2011, a Unibio volta ao município para fazer a comparação, analisando como está a vida desses rios”, conta.
Berté explica que será feito um novo monitoramento para verificar a qualidade dos corpos hídricos da Bacia do Altíssimo Iguaçu. “Vamos identificar os rios de Fazenda Rio Grande (Mauricio, Despique, Ana Luiza, Mascate e Iguaçu) e os de Mandirituba, analisando as questões de mata ciliar, qualidade de água e potabilidade, além de inventário de animais terrestres o que chamamos de mastofauna”, explicou Berté.
Caminho das Águas
Um dos rios a serem analisados pela Unibio, em Fazenda Rio Grande será o Rio Mascate. Na ocasião, o presidente da Unibio, convidou o deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) para falar sobre ele.
“Na época que fui prefeito da cidade, criamos o projeto Caminho das Águas – obra que resultaria na implantação do Parque Linear do Rio Mascate e na drenagem e recuperação de áreas degradadas do Rio Ana Luíza, evitando as enchentes. O projeto de R$ 13 milhões traria uma nova perspectiva de vida à população fazendense. Uma pena que o projeto foi cancelado pela atual administração. Essa seria uma grande solução para os problemas ambientais que Fazenda Rio Grande vive hoje”, disse Toninho.
O deputado acredita que se houver parceria com pessoas que realmente se preocupam com o meio ambiente, será possível voltar a pescar nas águas do Rio Mascate. “Fui uma das poucas pessoas que pescou lambari no Rio Mascate. Ainda dá tempo de proteger nossas águas. Criar um plano diretor de recursos hídricos. Olhar para o problema e querer resolver, como vocês da Unibio estão fazendo”, disse.
O parlamentar também luta por esta causa ambiental. Ele é presidente da Comissão dos Assuntos Metropolitanos na Assembleia Legislativa. “A gestão de bacias hidrográficas será uma das prioridades que estaremos discutindo com a região metropolitana. Buscando soluções para o Altíssimo do Iguaçu, desde a qualidade da água nas bacias que compõe os mananciais às enchentes urbanas”, finalizou.
Palestra
Ao final do evento, o público presente assistiu palestra do presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), doutor Rafael Fillipin, que falou sobre soluções alternativas, como trabalho voluntário, união da região metropolitana para solucionar os problemas do Rio Iguaçu, entre outros.
Presença
Participaram do encontro, universitários das faculdades da região metropolitana Facinter, Uninter, Fatec e Facear, estudantes de Fazenda Rio Grande, ONGs ambientais e pessoas interessadas pela questão ambiental da cidade, como o deputado estadual Toninho Wandscheer; a vice-prefeita de Mandirituba, Sandra Mara Zimmermann; vereadora de Fazenda Rio Grande, Ariel Bortoluzzi; Carlos Zanchi, do Icoá e Mauricio Luciano da Silva, do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Fazenda Rio Grande.