O deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR) foi indicado nesta quinta-feira (05), como membro titular da Subcomissão Permanente de Governança Metropolitana Interfederativa. O colegiado será liderado pelo deputado federal Miguel Haddad (PSDB-SP) com a missão de discutir, promover debates e audiências públicas, sobre o recém-aprovado Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/15)
No ano passado, Toninho também fez parte desta Comissão e promoveu duas audiências públicas sobre o tema, ouvindo especialistas sobre questões metropolitanas, que apontaram os avanços e os desafios do Estatuto.
O deputado, que também já foi prefeito de uma cidade na região metropolitana, acredita que a implantação da governança metropolitana, é um dos principais aspectos na defesa dos investimentos para melhorar a condição do cidadão metropolitano.
“A lei do Estatuto da Metrópole foi aprovada recentemente, mas a lei, sozinha, não garantirá a solução das deficiências no país quanto à governança metropolitana. Calcula-se que mais de 50% da população brasileira mora nas regiões metropolitanas”, comentou Toninho, lembrando que Estados e municípios precisam se adequar as diretrizes da Lei até 2017.