O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) encaminhou requerimento ao vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, solicitando medidas necessárias, visando à suspensão das notificações extrajudiciais dirigidas aos agricultores do município de Colombo, relativa à cobrança de empréstimos agrícolas. O documento foi encaminhado ao superintendente do BB no Paraná, Paulo Roberto Meinerz.
Segundo Toninho, agricultores de Colombo fizeram empréstimos junto ao BB para o cultivo agrícola e por razões climáticas tiveram queda acentuada da produção e não tiveram condições de pagar o empréstimo.
Muitas empresas terceirizadas estão exigindo o pagamento da dívida, sob ameaça de penhora de suas propriedades, com prazo de tempo estipulado em até dez dias.
“Essa medida vem causando apreensão dos agricultores que dependem de nova safra para saudar suas dívidas. Vale lembrar que essas propriedades são o único bem que possuem e delas necessitam para sua sobrevivência”, explica.
O deputado, que atende ao pedido dos vereadores de Colombo, pede que o BB proporcione condições para que os agricultores possam renegociar suas dívidas.