A Câmara dos Deputados realiza mais uma edição do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2024, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O prêmio é destinado a mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero.
Para receber a homenagem, indiquei a advogada Tailaine Cristina Costa, doutoranda em Políticas Públicas pela UFPR. Ela atua no Instituto Política por.de.para Mulheres, promovendo a formação política de mulheres, e no Observatório de Violência Política Contra a Mulher, realizando formações sobre violência política contra a mulher. A inclusão das mulheres na política tem sido sua principal bandeira.
De todas as indicadas pelos colegas deputados, apenas cinco serão agraciadas com o diploma. A escolha será feita em eleição durante reunião da Comissão no dia 16 de outubro. A entrega do Diploma Mulher-Cidadã acontecerá em sessão solene da Câmara dos Deputados no dia 26 de novembro.
Sobre Carlota
Carlota Pereira de Queirós foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal no Brasil, em 1933. Médica e política, ela teve uma atuação destacada na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da saúde pública. Sua trajetória abriu portas para a participação feminina na política brasileira.
Nosso reconhecimento àquelas que lutam pelos direitos de todas as mulheres!