A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, esteve em Curitiba no sábado, 22, para participar de uma reunião com pré-candidatos do PT da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, coordenado pelo deputado estadual Toninho Wandscheer (PT). Também estiveram presentes o deputado federal Dr. Rosinha, a presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro e o prefeito de Pinhais, Luizão.
Na oportunidade, o PT realizou uma análise do cenário político na RMC visando às eleições de 2012 e apresentou o calendário eleitoral do partido.
Para o deputado Toninho, o encontro foi positivo. “A participação desses 40 municípios mostra que o PT está no caminho certo, sempre em busca de novas parcerias. Cada cidade aqui tem sua importância. É preciso lembrar que a região metropolitana tem sua força e faz toda a diferença, podendo decidir grandes pleitos”, disse Toninho ao citar que 37% dos eleitores do Paraná pertencem à RMC.
Chegada da Ministra
Gleisi chegou ao encontro pouco depois das 16 horas. Durante a reunião, a ministra falou sobre a política econômica do governo Dilma, o papel do Brasil no cenário de crise econômica mundial, a organização do PT estadual para as eleições de 2012 e o debate que os pré-candidatos devem fazer nos municípios, visando um bom desempenho nas urnas no ano que vem.
De acordo com a ministra, uma das maiores preocupações do governo Dilma é manter o desenvolvimento econômico do Brasil com inclusão social. Segundo Gleisi, a crise econômica, que atinge principalmente os países desenvolvidos, está mostrando que o mundo precisa de um novo modelo de governança política e que o Brasil poderá assumir um papel de protagonismo neste contexto.
“O Brasil tem uma condição diferenciada do restante do mundo. É um país que desenvolveu muito o mercado interno consumidor, e isto cria um círculo virtuoso na economia. E estamos fazendo um movimento na economia que irá nos dar condições de crescer ainda mais. Como diz a presidenta Dilma, queremos ser um país de classe média e temos tudo para ser um país de classe média”, afirmou.
Gleisi também destacou os programas do governo federal para a área da educação. Na opinião da ministra, a economia brasileira não irá se sustentar se não houver mão de obra qualificada. “Queremos agregar valor aos nossos profissionais, formar uma massa crítica, sem descuidar da educação como um processo”, disse.
Eleições 2012
A ministra afirmou que os pré-candidatos devem tomar como base as políticas federais, que resultam em desenvolvimento social e econômico do Brasil, para o debate nos municípios. Gleisi afirmou que muitas prefeituras têm desenvolvido programas que complementam os projetos do governo federal.
“Se conseguirmos reproduzir nas administrações municipais o modelo de desenvolvimento do governo federal, não tenho dúvida que iremos conseguir fazer com muito mais celeridade as transformações que queremos”, disse.
Sobre o desempenho do PT e dos partidos aliados nas eleições municipais de 2012, Gleisi disse que está confiante. A ministra destacou a organização do PT na Região Metropolitana e litoral e também no interior do Paraná.
“Estou animada como a forma de conduzir os trabalhos em 2012. Vamos preparar um grande debate sobre a governança de nossas cidades. Formar alianças com capacidade de vencer. Preparar um bom time de prefeitos e vereadores que possam dar sustentação à visão política do Brasil. Graças ao trabalho da nossa presidenta Dilma, nosso partido tem o que dizer, o que mostrar nessas eleições”, disse a ministra.
Segundo a ministra, haverá candidaturas competitivas em muitos municípios do Paraná, como Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. “ Vejo que está se formando aqui no Paraná um campo alinhado com as visões do governo federal, de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, contou.
Logo após discurso, a ministra se reuniu com os pré-candidatos para tirar fotos.
União da Vitória
No sábado pela manhã, a ministra participou, em União da Vitória, da assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-153. “Esta obra faz parte de um conjunto de obras na área de infra-estrutura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o Paraná. Até 2014 o governo federai irá investir cerca de R$ 2,5 bilhões no nosso Estado nesta área”, afirmou.