Parlamentares da Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados (CDU) elegeram por votação na manhã desta quarta-feira, dia 09, os vencedores do 1º Prêmio Lúcio Costa Mobilidade, Saneamento e Habitação – edição 2015.
O objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.
Entre os escolhidos, está o arquiteto, ex-prefeito de Curitiba e ex- governador do Paraná, Jaime Lerner, que foi indicado pelo deputado federal Toninho Wandscheer e será o primeiro paranaense a receber a premiação na categoria Mobilidade Urbana.
Lerner tornou-se internacionalmente conhecido pelas ideias inovadoras que implantou na cidade de Curitiba, fazendo com que se tornasse um modelo de mobilidade urbana, de preservação de áreas verdes e de reciclagem de resíduos sólidos.
“A revolução urbanística promovida por Lerner lhe valeu um lugar de destaque entre os gestores públicos brasileiros. Sem dúvida ele é um arquiteto de transformações e conta com projetos e obras assinadas por todo país e no exterior”, disse o deputado Toninho, que também é o idealizador do Movimento Grande Curitiba Metrópole Integrada, que propõe uma nova forma de pensar as cidades.
Reconhecimento
Jaime Lerner é responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido) do mundo, da abertura de vias exclusivas para os ônibus urbanos (chamados “expressos”), do calçamento da Rua XV de Novembro e da Ópera de Arame – principais obras de Lerner na capital paranaense.
Indicados
Além de Lerner, também foi indicado o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e escolhido o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na categoria Personalidades. Dentre as entidades indicadas ao prêmio, foram vencedoras as Organizações Globo, pelo programa Cidades e Soluções; a Agência Goiana de Habitação (AGEHAB) e a Empresa RioCard, pela implementação do bilhete único no Rio de Janeiro.
Entrega do Prêmio
O evento acontecerá na abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, no dia 13 de outubro, às 20 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Aos agraciados será entregue um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lúcio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier.
Assessoria com Câmara