Deputado Toninho Wandscheer recebeu nesta segunda-feira (16), visita da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, representantes da Gerar Curitiba, do Fórum de Aprendizado do Paraná e demais orgãos de aprendizagem no Estado, para tratar sobre a MP 1116, que tramita no Congresso Nacional, que institui o Programa Emprega + Mulheres e Jovens. Eles solicitaram apoio parlamentar para a aprendizagem profissional e também discutiram sobre os prejuízos da MP.
Estiveram presentes, Eduardo Braune (Gerar), Yvy Abbade (Unilehu), Maria Regina Dos Santos (Sociedade Civil), Mirian do Rocio Simioni e Rosa Mitiyo Sato (Associação de Educação Familiar e Social do Paraná), Patrícia Santos Machado (Instituto Salesiano), Gilberto Muniz (Associação Beneficente de Curitiba – ABC Vida) e Marciney Santos de Oliveira (Instituto Nacional do Trabalhador – INAT).
De acordo com as entidades, a Medida Provisória fragiliza a aprendizagem profissional e compromete o futuro dos jovens no que diz respeito à inserção no mercado de trabalho. Eles também informaram que a MP 1116 pode acabar com mais de 400 mil vagas de aprendizes no Brasil.O deputado disse que atuará em defesa da aprendizagem, do emprego dos jovens aprendizes e que levará a demanda para ser discutida com os colegas da Bancada Paranaense.