Terão início, nas próximas semanas, as audiências públicas para a discussão da nova concessão de rodovias do Estado do Paraná. A primeira delas está marcada para o dia 02 de fevereiro, e acontecerá de forma online, e depois ocorrerão as audiências regionalizadas, ainda no decorrer de fevereiro, em municípios estratégicos do Paraná, para detalhar e ouvir também a população sobre o tema. Na última semana, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) reuniu-se com representantes da bancada paranaense para apresentar o projeto aprovado da concessão das Rodovias Integradas do Paraná, do chamado ‘Anel de Integração’. Os atuais contratos de concessão no Paraná encerram-se em novembro.
O documento traz, como primeiro critério, o desconto nas tarifas, mas também traz uma série de medidas a serem cumpridas pelas empresas participantes do certame. Porém, há uma série de pontos que ainda são discutidos com o técnicos do Ministério e com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), como informa o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS), coordenador da Bancada Paranaense Federal. “Ainda estamos debatendo que queremos que todo valor colocado como ágio seja revertido a favor da tarifa. Então, no debate que fazemos junto com governo tentamos chegar a um pedágio mais barato possível, com segurança que as obras sejam executadas”, afirmou o deputado em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã.
De acordo com o deputado, o objetivo da bancada é se aproximar de quem está fazendo o projeto para debater os principais pontos, para que seja possível chegar à melhor equação possível: que os usuários tenham a menor tarifa possível, porém de modo que as empresas possam cumprir com tudo o que for proposto. “O Ministro e a EPL foram muito acessíveis, trazendo informações importantes, do quanto vai custar o preço todo, e vamos ter em torno de 50% de desconto em relação à tarifa que temos hoje. Há vários descontos também para clientes do dia a dia, que usam as rodovias, e várias outras situações. Na nossa opinião, estamos chegando próximo a um acordo”, completou.
Investimentos de R$ 43 bilhões irão gerar 738 mil empregos
O novo contrato de concessões prevê a licitação de 3.237 quilômetros, com a inclusão de novos trechos, inclusive de rodovias Estaduais – hoje o contrato tem 2,5 mil quilômetros licitados. De acordo com o projeto, ao final da concessão, 97% das rodovias licitadas estarão duplicadas. Dividido em seis lotes, o edital da concessão prevê investimentos de R$ 43,7 bilhões. A expectativa, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, é que sejam gerados cerca de 738 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo do contrato de concessão. Para Wandscheer, tudo será finalizado e licitado neste ano, com a entrega das rodovias para as empresas ainda em 2021, não vendo a possibilidade de prorrogação dos contratos.
Fonte: Assessoria/aRede/JornaldaManhã