Projeto confere a Cerro Azul, título de “Capital Nacional da Ponkan”

A Câmara analisa o Projeto de Lei 10704/18 do deputado federal Toninho Wandscheer (PR) que confere ao município de Cerro Azul, no Paraná, o título de “Capital Nacional da Ponkan”. O município é conhecido como o principal polo produtor de ponkan, uma espécie de tangerina, sendo responsável por quase metade da produção no estado do Paraná.

“A concessão do título serve de referencial de identidade ao município de Cerro Azul para a captação de recursos e investimentos à cultura da ponkan e ao agronegócio”, afirma o deputado Toninho Wandscheer.

Segundo dados do IBGE, em 2016, a produção nacional de tangerinas foi de 997.933 toneladas, sendo a paranaense 169.648 toneladas. Deste total, 46% foi produzido somente no município de Cerro Azul.

Ponkan (Citrus reticulata)
A ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas. Em 2018, Cerro Azul foi reconhecida como Capital Paranaense da Ponkan por meio da Lei Estadual nº 19.529/18.

Tramitação
O PL 10704/18 aguarda o parecer do relator na Comissão de Cultura (CCULT). Em seguida, a proposta será analisada pela CCJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *